top of page
Cabeçalho 4.jpg

 BENEFÍCIOS DA PSICANÁLISE

BENEFÍCIOS DA PSICANÁLISE
O QUE É PSICANÁLISE

O maior objetivo da Psicanálise é de o de propiciar que o cliente, durante a sessão psicanalítica e através da associação livre, traga do seu inconsciente para o seu consciente as respostas às questões por ele trazidas.

O tratamento psicanalítico pode propiciar vários benefícios para o cliente e mas podemos destacar a possibilidade desse poder vir a ressignificar seus traumas e emoções negativas, o que lhe dará grande alívio e amadurecimento emocional.

Além desses benefícios, a Psicanálise também pode:

  • Ser uma oportunidade de desabafar com tranquilidade, uma vez que o atendimento é totalmente sigiloso;

  • Ajudar a pessoa a se relacionar melhor com as suas emoções e com as outras;

  • Propiciar que o cliente entenda as mensagens que o inconsciente traz através dos sonhos ou sintomas, que são tão compreendidos;

  • Ajudar o cliente a lidar com a vida em momentos difíceis;

  • Promove uma melhor aceitação das limitações humanas;

  • Propiciar que o cliente entenda o motivo dos seus comportamentos repetitivos;

  • Ajudar a minimizar o sofrimento psíquico;

  • Melhorar a qualidade de vida;

  • Ajudar no autoconhecimento.

 

* https://sociedadedepsicanalise.com.br/blog/9-beneficios-de-se-fazer-terapia-psicanalitica/

pscicanálise bh

A Psicanálise* trata-se de uma ciência que trabalha profundamente o inconsciente.

 

Freud*, o pai da psicanálise, descobriu que vários comportamentos dos seres humanos são, na realidade, guiados pelas forças inconscientes e, ainda que a pessoa não queira conscientemente agir de uma determinada forma, acaba por fazê-lo, repetindo, por vezes, comportamentos lesivos para si mesma.

A Psicanálise busca os porquês desses comportamentos lesivos que tanto incomodam e, caso a caso, pode-se chegar a raiz desses comportamentos, propiciando assim que ocorra a elaboração da cena primária que os gerou com a consequente modificação dos comportamentos.

Dentro de uma sessão de análise o psicanalista trabalha as situações trazidas pelo paciente ou ainda os sintomas psíquicos que estão lhe incomodando, quer sejam esses de etapas atuais ou primitivas da sua vida (como a da primeira infância, por exemplo)  e o paciente, através da associação livre e com a ajuda do psicanalista, pode vir a conseguir obter o alívio do que lhe estava lhe incomodando.

 

Importante dizer que dentro do setting analítico não há julgamentos ou pré-conceitos, de forma que o paciente pode, de fato, falar e ser ouvido, mas com uma escuta analítica, onde tanto a linguagem verbal quanto a não verbal são consideradas, o que, por vezes, traz ao psicanalista detalhes essenciais que normalmente passariam despercebidos para o leigo, mas que, ante a percepção do psicanalista, poderão  ajudar no desenvolvimento do tratamento do paciente.

pscicanálise bh
pscicanálise bh
Cabeçalho 4.jpg

O QUE É PSICANÁLISE

A história da Psicanálise se confunde com a do seu descobridor, o neurologista austríaco Sigmund Freud* (1856-1939).

Freud foi o responsável pela descoberta do “inconsciente” esse até então desconhecido e tentou ele mapeá-lo, buscando compreender seus mecanismos.

Ante aos seus estudos, Freud criou o conceito de “inconsciente” que seria o local fora da “consciência” onde estariam as memórias que acreditávamos estar perdidas, assim como nossos medos e desejos (ainda que recalcados).

0b7fc1cf0fe802c14a5e652086b2f951.jpg

Freud foi inspirado inicialmente pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer e por seus estudos acerca da "hipnose", embora mais tarde Freud tenha abandonado essa prática terapêutica e a substituído pela "associação livre".

 

Tendo sido pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciavam o comportamento e a personalidade humanas, Freud acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos, moldariam a vida das pessoas.

 

 A constituição do “aparelho psíquico”, o “Complexo de Édipo”, o conceito de “libido”, dentre outros são importantes teorias propostas por Freud.

Ante ao seu trabalho, conseguiu Freud elevar a Psicanálise à categoria de “ciência”*, sendo ele reconhecido como o "Pai da Psicanálise*'.

*https://www.ip.usp.br/site/noticia/a-psicanalise-como-ciencia/

*https://www.psicanaliseclinica.com/pai-da-psicanalise/

Outros autores contribuíram para o movimento psicanalítico, destacando-se:

 

Sándor Ferenczi: psicanalista húngaro, Ferenczi foi conhecido por ser um colaborador na prática clínica de Freud, tendo dedicado toda sua obra para ampliar os limites terapêuticos com foco especial no tratamento da psicose e dos fenômenos psicossomáticos.

Melanie Klein: é considerada uma das autoras que mais contribuíram para compreensão do conceito de inconsciente e teve um trabalho relevante com crianças.

 

Jacques Lacan: grande autor e psicanalista, Lacan buscou fundamentos na biologia, tendo escolhido a linguística e a lógica como fontes de complementação da "Teoria do Inconsciente" anteriormente formulada por Freud.

 

Carl Jung:  psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundou ele a 'psicologia analítica' e iniciou sua trajetória juntamente com Freud com quem fez uma parceria para estudos da mente, parceria essa que propiciou inclusive descobertas e definições do inconsciente, mas, após um tempo de trabalho conjunto, Freud e Jung romperam relações devido à divergências acerca de certos conceitos psicanalíticos.

 

Ana Freud: filha de Freud, foi pioneira no tratamento voltado para crianças.

 

William Reich: foi discípulo de Freud e propôs a gênese da neurose como consequência dos conflitos que se estabeleciam nas relações sociais e suas implicações no campo emocional e psicológico. Reich entendia que a repressão se dava não apenas no plano psíquico, mas também no plano físico, onde o corpo humano respondia à essa gerando tensões musculares que, com o passar do tempo, se traduziam em doenças e sintomas.

 

Fonte: https://saudeinterior.org/psicanalise/

*https://www.ip.usp.br/site/noticia/a-psicanalise-como-ciencia/

*https://www.psicanaliseclinica.com/pai-da-psicanalise/

freus-e-outros-psicanalistas.jpg

*​ As informações e serviços contidos nesse site não devem ser interpretados como prescrição ou cura para qualquer doença, bem como os profissionais que aqui atuam não fazem diagnósticos. As terapias e técnicas aqui aplicadas são complementares a quaisquer tratamentos médicos/psicológicos/outros, de forma que o cliente deverá seguir os tratamentos alopáticos por eles prescritos, conjuntamente aos tratamentos naturais. 

HISTÓRIA DA PSICANÁLISE
Cabeçalho 4.jpg

HISTÓRIA DA PSICANÁLISE*

Contato: 31 99147-9517

@ 2023 por Dra Lu Mascarenhas

bottom of page